quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A importância da água na economia dos países


Existem vários fatores dentro do conceito de água na economia:
As peculiaridades da produção de água mineral têm assegurado um setor marcadamente concorrencial, com cerca de duzentas pequenas e médias empresas, dispersas pelo território nacional, alocadas, especialmente, em regiões interioranas. Seus produtos estão normalmente associados às respectivas fontes, o que permite apenas uma atividade de marketing bastante modesta comparada a de um produto globalizado. Além disso, ao contrário do que pode ocorrer com a "água adicionada de sais", é impossível transferir as fontes para regiões mais próximas aos mercados consumidores. Assim, o transporte, que pesa bastante na composição dos custos, pode vir a ser um diferencial importantíssimo contra as chances da indústria de águas minerais. Outra fonte relevante de custos da água mineral está nas exigências de proteção ambiental, ausentes naturalmente em produto industrializado.
·         Os resultados alcançados pela pesquisa, expressos neste relatório, demonstraram que a história da água mineral no Brasil entreteceu-se com a vida das localidades nas quais nascem, desempenhando, ao longo do tempo, um conjunto muito amplo de funções para além daquelas de uma mera commodity. No momento presente, as principais funções da água mineral estão associadas à identidade das localidades e sua organização; ao valor econômico; à geração de empregos; à difusão de tecnologia e à defesa do meio ambiente. A exploração comercial da água mineral não pode ser entendida como uma atividade econômica qualquer, exatamente por seu caráter acentuadamente multifuncional. Viu-se que o impacto da concorrência, de produto globalizado e assemelhado por força de marketing, extrapola em muito as empresas engarrafadoras, atingindo a vida das localidades.
·         O setor de águas minerais no Brasil constitui hoje precioso caso para a reflexão sobre os efeitos da globalização nas nações em desenvolvimento e, sobretudo, da necessidade de criação de políticas mais sutis e diversificadas de inserção na nova ordem mundial. Fica patente pelo seu estudo que regras gerais e simplistas são insuficientes para assegurar um desenvolvimento econômico e social de feições desejadas pela cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário